Cinema e CriaTVdade

Percepções, olhares apaixonados, risos, lágrimas, medo. Sensações apreciadas a cada filme, música, leitura independente de idioma, cultura ou gênero. Eis um convite aos apreciadores de arte: um bom bate - papo daqueles sem hora para terminar e que nos irradiam alegrias, motivações e conforto.

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Um bate papo sobre a MPB

A arte de entrevistar. Este momento que inebria e até mesmo deixa muitos jornalistas sem sentido é o tema da discussão.
A qualidade de uma boa matéria depende muitas vezes do retorno da entrevista. Nem sempre a "estrela" da matéria , o entrevistado, está disposto a falar ou "se abrir" com aquele estranho no ninho: o jornalista.
Esta "criatura sem pudores" que aborda as pessoas de forma direta sem cogitar a timidez, a privacidade ou mesmo a não vontade de se comunicar.
São desafios como estes que instigam os jornalistas a sempre querer saber um pouquinho a mais. Não fazem isto por mal, mas sim por curiosidade.
Assim para conduzir uma boa entrevista é fundamental ter habilidade , paciência e muita versatilidade.
Estes dias li uma proposta bem interessante. Há uns 2 anos meses, publiquei uma resenha aqui sobre o livro "a-Ha a U2, os bastidores da música pop "escrita por Zeca Camargo.
Zeca abre, literalmente, sua bagagem musical para o leitor. E é possível encontrar muitas novidades e curiosidades que poucos têm acesso.
Diferente desta idéia, o também jornalista José Roberto Santos Neves, recentemente pblicou o livro "MPB - de covnersa em conversa" como resultado de 10 anos de experiências em entrevistas com os artistas da Música popular brasileira divulgadas parcial ou integralmente no Caderno Dois, do Jornal A Gazeta, de 1995-2005.
Além de divertido, os encontros e desencontros com as fontes são preenchidos por momnetos de energia, crítica, reclamações e muitos desabafos das fontes.
Uma das entrevistas mais ácidas é a da Ivete Sangalo, que afirmou na época "ter 28 anos e portanto não ter experiência suficiente para distinguir a boa música da medíocre". É no mínimo uma postura infantil da parte dela.
Os pontos fortes do livro são a aula continua da história da MPB que a cada nova entrevista se complementa.
Ali se conhece o Clube do Esquina, O Tropicalismo, alguns mitos e verdades nunca ditos.
Das polêmicas destaca-se a questão da pirataria, a falta de oportunidade para exibição de novos materiais e a crítica sobre os artistas que precisam ser reconhecidos pelo exterior , para ter novos cds lançados como foi o caso do sambista Nelson Sargento.
É uma leitura fácil, bem característica do jornalismo cultural.
José se permite inebriar por sua dmiração pelos artistas sem deixar transparecer o profissionalismo e até mesmo o controle das emoções.
Ele também é autor da biografia Maysa, da coleção grandes nomes do Espírito Santo.

Serviço:
a MPB de conversa em conversa
José Roberto Santos Neves
Ano: 2006
À venda nas livrarias Logos,
Leitura (Shopping Vitória), Prazer da Leitura (Praia do Canto), Huapaya (Jardim da Penha) e Nobel (Praia de Camburi e Guarapari), além do Hortifruti (Praia da Costa), que tem uma seção dedicada a autores locais.
Preço: R$ 30,00.
Contato direito com o autor: http://neves-jose@uol.com.br




5 Comments:

At 9:19 PM, Blogger leticia goncalves said...

Olá Ju,

Mto interessante o livro.

Tb gostei da entrevista do post anterior. Parabéns pelo blog.

Bjs.

 
At 5:22 PM, Anonymous Anônimo said...

Ju, muito legal o post...
Tava com muita vontade de comprar esse livro. Seu texto me estigou ainda mais. É muito bom saber que o blog de vocês contínua com todo o gás...
Um beijão minha amiga!!

 
At 6:13 PM, Blogger juliana batista said...

Muito bom "vê-lo" por aqui. Bem, eu tenho escrito mais frequentemente. Só não atualizei o blog, porque achei interessante deixar esta entrevista e resenha por um tempinho. Obrigada pelos elogios, bjs pra ti

 
At 7:06 PM, Anonymous Anônimo said...

seu admirador secreto disse...


hsuahsuahusa xP

ai,ai muito bom quando vc prega uma peça em alguém

hahhahahahshausha!!!!

gostei da matéria :D

 
At 9:21 PM, Anonymous Anônimo said...

talento nato

 

Postar um comentário

<< Home